Campanha Outubro Rosa no foco das ações nas unidades básica de saúde de Junco do Maranhão

Campanha Outubro Rosa no foco das ações nas unidades básica de saúde de Junco do Maranhão

Prevenir o câncer de mama e levar orientações, demandas atendidas com muito trabalho e empenho da equipe da SEMUS

Por Jornalista Fernando Nascimentho dia em Notícias

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Junco do Maranhão, neste mês, realizou uma série de ações alusivas a Campanha Outubro Rosa. Falar de prevenção ao câncer de mama foi o principal objetivo.

Em cada uma das unidades básicas de saúde, palestras e exibição prática do autoexame e formas de identificar a doença foram apresentadas pelas profissionais que integram a equipe da SEMUS.

O secretário municipal de saúde, Ayrton Abas, destaca os bons resultados de cada ação. “Nosso município está atendendo aquilo que é esperado neste mês, onde temos a prevenção ao câncer de mama no centro da Campanha Outubro Rosa, não há nenhuma dúvida sobre a quantidade de bons resultados que alcançamos em cada uma das nossas unidades básicas de saúde” disse.

Campanha Outubro Rosa no foco das ações nas unidades básica de saúde de Junco do Maranhão

Entenda

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

 

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

 

O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

 

O câncer de mama

 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

 

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

 

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Fatores de risco

 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

GALERIA:

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp